quarta-feira, 8 de abril de 2009

Acredita, Porto!

Manchester United 2-2 FC Porto
FCPorto conseguiu ontem um resultado em Manchester que abre excelentes perspectivas para a 2ª mão, fruto de uma sólida exibição de uma equipa que cresce a olhos vistos.

Um enorme jogo do Porto. É a frase que melhor explica a exibição portista ontem à noite em Old Trafford, tal não foi a qualidade demonstrada pela única equipa portuguesa em prova.
Num jogo que se antevia muito difícil para os portistas, foi a equipa orientada por Jesualdo Ferreira quem assumiu desde início o controlo do jogo. Espelho deste controlo foi o golo madrugador de Cristian Rodriguez aos 4', já depois de uma boa oportunidade de golo desperdiçada por Lisandro Lopéz.
O golo trouxe ainda mais confiança ao tri-campeão nacional, que jogou olhos nos olhos contra o campeão europeu em título. Nem o erro clamoroso de Bruno Alves aos 15', que ofereceu literalmente o golo a Wayne Rooney, afectou a equipa do Porto. Trocava a bola no meio campo adversário irritando os ingleses; apresentava os jogadores muito bem distribuídos pelo campo, cada um sabia o terreno que tinha que pisar e qual a sua função em campo. Mérito aqui para Jesualdo e para o seu staff, que souberam estudar e preparar bem o confronto. Poderia ter chegado ao 2-1 ainda na primeira parte, por intermédio de Rodríguez, que cabeceou para as mãos de Van der Sar.

Numa segunda metade onde se esperava um ímpeto inicial fortíssimo por parte do Manchester United, os dragões souberam aguentar bem o meio campo, onde brilhou o jovem Fernando, que "secou" exemplarmente Cristiano Ronaldo e funcionou como elemento equilibrador da equipa, funcionando como pivot defensivo que distribuía o jogo. De destacar também a excelente exibição de Helton na baliza, que defendeu diversos remates evitando que o United passasse para a frente do marcador.
Tal como acontecera na primeira metade, o jogo foi muito bem disputado na segunda, com a bola a aparecer com perigo frequentemente nas duas balizas. Ninguém diria que naquele campo se enfrentavam dois clubes com diferenças orçamentais abismais, pois futebolisticamente falando, o Porto soube ser superior ao campeão europeu.
Pena para os portistas que aos 85', numa altura em que a sua equipa parecia ter o jogo controlado, tenha sobressaído o talento de Rooney que assistiu primorosamente Carlitos Tevez para o 2-1, golpe duríssimo face ao que o Porto produzira ao longo de todo o jogo.
Quando se temia que o clube português fosse abaixo animicamente, os jogadores conseguiram manter a coesão e qualidade demonstrada e o empate nasce de um lance de génio de Lisandro aos 89', que aguentou muito bem a bola perante a pressão dos adversários e conseguiu descobrir Mariano que, no frente a frente com o guarda-redes holandês, estabeleceu o empate no placard, pondo alguma justiça no resultado. Devem ter-se recordado os ingleses, decerto, do golo de Costinha ao cair do pano em 2004, ano em que o Porto de Mourinho eliminou o Man Utd da prova.

Parabéns ao Porto pela excelente exibição conseguida em Old Trafford e desejar-lhe a mesma sorte para a 2ª mão, a jogar na próxima Quarta-feira no Estádio do Dragão.

LP

Sem comentários:

Enviar um comentário