terça-feira, 7 de abril de 2009

Sporting eficaz cumpre objectivo

Depois de ver o Porto vencer e aumentar a distância pontual, o Sporting via-se obrigado a ultrapassar o Leixões em Matosinhos, de forma a reduzir a diferença pontual para o primeiro classificado. E assim o fez, ao vencer por 0-1 em Matosinhos.

O Sporting que vinha de orgulho ferido da primeira volta, onde perdera por 0-1 com os matosinhenses, encontrou um Leixões que se tentava recompor de duas pesadas derrotas obtidas nos últimos dois encontros, com o Porto e Paços de Ferreira. Previa-se um jogo aberto, com duas equipas a procurar a vitória, e assim foi.
A equipa da casa entrou melhor, mais determinada e com mais bola, atirando os lisboetas para o seu meio campo. À medida que o tempo foi passando, o Sporting foi agarrando o jogo, saindo mais vezes para o ataque, sobretudo através de João Moutinho. E foi, exactamente, numa jogada iniciada pelo 28 leonino que o Sporting chegou à vantagem. Aos 13 minutos da 1º parte, depois de uma boa assistência de Liedson, Derlei, de pé esquerdo, inaugurou o marcador. Eficácia total dos leões, uma vez que conseguiram marcar na primeira oportunidade de golo criada.
O Leixões acusou muito o golo e baixou de produção, mérito também para os vice-campeões nacionais que subiram de rendimento e que até podiam ter chegado ao segundo golo ainda na primeira parte, fruto de boas jogadas realizadas, sobretudo pelo lado direito, onde, na primeira metade, Abel e Pereirinha estiveram em bom plano.

O intervalo chegou e com más noticias para Paulo Bento, que já tinha perdido Romagnoli durante os primeiros 45 minutos e via-se então privado de Rochemback, ambos por lesão.
A segunda parte trouxe um Sporting mais metódico e cerebral, que tinha como principais objectivos nao deixar o Leixões jogar, através de uma pressão alta que impedia os leixonenses de sair em ataque organizado; e matar o jogo o mais rápido possível. Neste capítulo, é de realçar a excelente exibição protagonizada pelo capitão leonino que, após a saída de Pipi Romagnoli, ocupou a posição 10 do losango. Aos 49 minutos, depois de uma excelente jogada de Moutinho, Pereirinha desperdiçou a melhor oportunidade do encontro para fazer o 2-0, ao atirar por cima da baliza defendida por Beto.
No minuto 51', deu-se o lance polémico da partida, em que o "clube do mar" fica a reclamar grande penalidade por pretensa mão de Abel na grande área leonina, depois de remate de Diogo Valente. O árbitro, Pedro Proença, não assinalou qualquer infracção e mandou seguir o jogo.
Com o passar dos minutos, o Sporting parecia mais preocupado em defender a curta vantagem alcançada na primeira parte e o jogo decaiu de qualidade, na medida em que a partida passou a ser mais disputada a meio-campo, sem grandes oportunidades para qualquer um dos lados.

Apenas à passagem do octogésimo minuto surgiu um (e último) momento perigo junto à baliza leixonense. Liedson, na sequência de um canto batido por Miguel Veloso - entrara na 1ª parte a render Romagnoli -, cabeceou com perigo ao primeiro poste, mas a bola acabou nas malhas laterais.

E assim acabou um jogo que não teve muita história, marcado por um Sporting eficaz que chegou cedo à vantagem e soube geri-la ao longo dos 90 minutos. Importa destacar o número de jogadores formados em Alvalade (8!) no onze que terminou o jogo.

LP

Sem comentários:

Enviar um comentário